O Método ApreciATO

27 Junho 2012
Imprimir E-mail

O Método ApreciATO é o resultado de oito anos de um trabalho contínuo, envolvendo a observação, pesquisa e experimentações interventivas voltadas a criação de abordagens dinâmicas e interativas em processos de aprendizagem organizacional.

Hoje, o método se destina projetar experiências de aprendizagem, aplicando conceitos e ferramentas da Aprendizagem Significativa, andragogia, Design Thinking e Gestão de Conhecimento & Inovação, permitindo desenvolver competências, individuais e coletivas, além de gerar conhecimento e novas soluções.

Atuamos com uma abordagem interventiva própria e exclusiva do Método ApreciATO, transformando a prática em ambiente de reflexão, a partir de três dimensões pragmáticas:

  • Compartilhar: os participantes resgatam suas experiências e conhecimentos, a fim de compartilha-los com o grupo de aprendizagem, desta forma valorizamos as potenciais contribuições individuais e coletivas, provocando um sentimento de pertencimento.
  • Experimentar: durante toda a experiência de aprendizagem são aplicadas as atividades lúdico-cognitivas, projetadas para que os participantes possam colocar na prática os conceitos apresentados pelo mediador|intervencionista, fazendo-os reconhecer seu potencial, engajando-os.
  • ReInventar: as atividades lúdico-cognitivas trazem a proposta de metamodelos, permitindo a criação de diferentes formas para implementar as novas ideias aos desafios vivenciados por equipes e a organização, empoderando os participantes para a execução.

As intervenções podem ocorrer em três diferentes formatos, de acordo com o perfil dos participantes, os conteúdos que se deseja trabalhar e os resultados almejados pela organização. Na prática, realizamos:

  • Papos de Valor: possuem uma dinâmica própria, são chamados de intervenções provocativas, por seus resultados! Muito mais do que uma “palestra”, são apresentados temas e conteúdos aos participantes, sempre através da experienciação, com atividades lúdico-provocativas.
  • Diálogos de Aprendizagem Colaborativa: caracterizam-se como verdadeiras oficinas, workshops dinâmicos em que os tópicos de conteúdo são trabalhados de maneira interativa, através de uma série de atividades lúdico-cognitivas, formando novas competências, incentivando talentos.
  • Diálogos de CoCriação & Inovação: estas são as intervenções que envolvem desenvolvimento de novas soluções, baseados nos desafios reais dos participantes, fundamentadas nas ferramentas do Design Thinking e outros modelos de criação colaborativa, especialmente desenhado para Grupos de Melhoria Contínua, Comitês de diferentes áreas das empresas e equipes autogerenciáveis.

Descubra os verdadeiros talentos potenciais de sua organização e a capacidade de gerar soluções e novos negócios!